We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Nessun Dorma (2014)

by SKROTES

supported by
Timothy Bowen
Timothy Bowen thumbnail
Timothy Bowen Amazing and psychedelic blend of jazz, metal and experimental. Favorite track: Allegroland.
/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

  • Record/Vinyl + Digital Album

    Skrote's first full release, made in Czech Republic, 140-gram white vinyl

    Includes unlimited streaming of Nessun Dorma (2014) via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    ships out within 1 day
    edition of 50 
    Purchasable with gift card

      $25 USD

     

1.
TP 04:40
2.
Baixa Ajuda 04:07
3.
Allegroland 02:31
4.
2 da Nêga 06:20
5.
Dr. Italo 02:38
6.
LIbertonho 05:49
7.
8.
Murruga Ali 04:41
9.
Adogás 04:50
10.

about

A faixa de abertura, “TP”, parece primeiro simular hesitação, mas logo fica claro que é momento em que os Skrotes se vêem in-vencíveis. O comecinho tecnopop com funk Guerra nas Estrelas dá lugar à grandiosidade quase clássica nos timbres dos teclados, seguida por uma rápida tranquilidade de um sambinha enfumaçada, antes de voltar às cenas de batalha espacial, agora parecendo mais sinistra.

O tom, cinemático mesmo, não é inter-rompido pela vinheta, que simula um comercial de TV canastrão, no início de “Baixa Ajuda”. Pelo contrário, torna ainda mais visual o reggae cercado por rasantes de aviões e insetos à espreita, como uma patrulha no mato. A história sugerida pelo disco é conturbada e não linear, com paradas, pianos românticos, sons distorcidos de baixo e sintetizadores, funk, discothéque triunfante em que a qualquer momento pode irromper uma briga, mas que na verdade era o tempo todo um saloon de faroeste, como se fosse um sonho.

A desorientação é psicodélica, como a confusão de quando o pensamento começa a mergulhar em si mesmo em ciclos, mas revela novas camadas e texturas a cada vez. Mesmo faixas curtas, como “Dr. Italo”, com pouco mais de dois minutos, passeiam por diferentes motivos musicais.

A abertura do lado B do disco puxa as coisas de volta para a realidade, mas não muito: Abre Alas/Libertonho” traz o vocalista da banda gaúcha Ultramen, Tonho Crocco, lembrando pelo telefone o episódio em que foi processado por gravar um rap contra parlamentares que votaram o aumento do próprio salário. A narrativa de Crocco é tratada com efeitos e acompanhada por uma recriação inspirada no “Libertango” de Astor Piazzolla.

O final feliz só vem mesmo à medida em que “Vou Para Bahia” vai sossegando. Junto com um batuque que parece feito com instrumentos de brinquedo, uma voz infantil anuncia que “a mamãe tá fazendo sopa”. A exclamação que encerra a música e o disco (não vou entregar tanto assim o final) também é nossa.

credits

released January 14, 2014

SKROTES :
Chico Abreu - Bass
Igor de Patta - Keys, Synths
Guilherme Ledoux - Drums

Produced by SKROTES

Recorded @ The Handmade Studio
Recording Mixing Engineer - Beto Fonseca e Julio Lemos
Mastering Engineer - Hugo Ise
Executive Producer - Gustavo Dogo

license

all rights reserved

tags

about

SKROTES Florianópolis, Brazil

Doses contraindicadas de jazz, punk rock, brasilidades e música pop misturam-se numa pegada junkie quase despretensiosa.
///
Non recommended shots of jazz, punk, rock, pop and brazilian rhythms mixed in a junkie almost unpretentious way.
This fusion results in compositions loaded with symbolism, random influences and sensations. A lisergic stroll among the various paths of contemporary musicality
... more

contact / help

Contact SKROTES

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like SKROTES, you may also like: